2ª edição (2024/2025)

CANDIDATURAS ABERTAS >>>

Sementeira é um projecto de apoio a novas criações que atribui uma bolsa de criação de 10.000€ ao projecto seleccionado. Além do valor monetário, os projectos estarão 4 semanas em residência em Évora, Portalegre e Montemor-o-Novo. Cabe ainda ao projecto selecionado apresentar a criação num circuito regional em 5 municípios do Alentejo.

Esta bolsa de apoio à criação destina-se a projectos artísticos originais (Teatro, Dança, Música, Performance ou Cruzamentos Disciplinares). Esta convocatória privilegia candidaturas de artistas provenientes ou residentes em território alentejano.

 

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:

Direcção de Projecto: Vanda R Rodrigues

Apoio à Pré-Produção: Anabela Ramos Monteiro

Apoio ao processo de selecção: Helena Baronet

Design: um_ponto_e_uma_vírgula

Produção: Antípoda A.C.

Co-promoção: O Espaço do Tempo

Co-produção: Alma d’Arame, Pó de Vir a Ser e o CaePortalegre.

Co-produção de Residência: Um Coletivo

Apoio: C.M.Viana do Alentejo, Municipio de Mértola.

Apoio à divulgação: Futurama

Financiamento: Governo de Portugal/Direcção Geral das Artes, Câmara Municipal de Évora e Fundação Eugénio de Almeida.

1ª edição (2023/2024)

Sementeira – Bolsa de Novas Criações para o Alentejo é uma iniciativa promovida pela Antípoda A.c., com coprodução d’O Espaço do Tempo e em parceria com a Alma d’ Arame, a Pó de Vir a Ser, a Pé de Xumbo, FUTURAMA e os municípios de Évora, Viana do Alentejo, Estremoz, Mértola e Serpa. 

Esta foi uma convocatória a projectos de criação emergente que pretende atribuir duas bolsas de apoio à criação de projectos artísticos originais (Teatro, Dança, Performance ou Cruzamentos Disciplinares), promovendo um circuito de circulação artística no Alentejo.

Vencedores:

QUE.MIM.ERA – CHISSANGUE

WH¥TE SHEETS – ZAYA