Apresentação

Somos uma associação cultural fundada em 2006 no concelho de Montemor-o-Novo, no Alentejo.

Temos como missão contribuir para a divulgação das artes cénicas, em especial o teatro de marionetas. Com um percurso pautado pela criação artística, programação cultural, formação e colaboração com as entidades locais, pretendemos chegar a áreas que estão mais afastadas do acesso aos grandes eixos da programação, intervindo em ambientes rurais ou periféricos.

Valorizar o património da marioneta tradicional e contemporânea e promover a cultura com uma linguagem transversal entre a tradição e a modernidade é a linha condutora do nosso percurso artístico. Desde a génese que já produzimos e coproduzimos dezenas de criações onde as diferenças de linguagem vão encontrando novos caminhos de fruição artística e promovendo formas de criação e de debate cultural.
Desde 2008 que apresentamos o Encontro Internacional de Marionetas, um festival que é já uma referência na Europa e que mostra o que há de novo na arte do teatro de marionetas e das formas animadas.
Pegando nas palavras do escritor e dramaturgo português, António José da Silva, na “Dedicatória à Mui Nobre Senhora Pecúnia Argentina”, publicada em 1744, homenageamos a nossa arte e os nossos “atores” com alma de arame: “Tudo anda num corrupio, o porteiro se ataranta, o arrumador se titubeia…as luzes parecem estrelas, as arquiteturas dóricas, as vozes harmoniosas, os instrumentos mais se apuram…e, finalmente, até parece que a alma do arame no corpo da cortiça lhe infunde verdadeiro espírito e novo alento…”

Sejam bem vindos!

X