Apresentação

Alma D’Arame, desde 2006.

Somos participantes ativos no panorama cultural e artístico em Montemor-o-Novo e também um pouco por todo o país. Acreditamos com fervor na essência que fundamenta este projeto: vivificar as “almas de arame”. Os últimos 13 anos contaram com a colaboração de muitos artistas e companhias convidadas de várias abordagens artísticas em projetos da Alma d’Arame. Ao longo do nosso percurso, mantivemos a preocupação em chegar a diferentes palcos e diferentes públicos. O intenso trabalho colaborativo com as entidades culturais e educativas de Montemor-o-Novo permite-nos desenvolver projetos a nível local na expectativa de dar um contributo para a potenciação dos agentes educativos e culturais e assim prolongar os efeitos do nosso trabalho no futuro.

Não nos cingimos à criação e programação cultural: a Arte tem um inegável potencial interventivo em muitos sectores da sociedade, sendo a educação, a inclusão e a saúde mental três eixos em que nos focamos. Procuramos trabalhar estes eixos através da interdisciplinaridade com programas e projetos que desenvolvemos – com financiamento estatal e municipal, entre outros. Lutamos para valorizar o património da marioneta tradicional e propalar a contemporânea. Somos arrojados nas nossas abordagens e criações. Os nossos espetáculos procuram levar ao público de todas as idades as diferentes formas e abordagens do teatro de manipulação de marionetas e objetos, desde a técnica tradicional a técnicas mais modernas e tecnológicas. Esta é a linha condutora que acompanha o nosso percurso desde o início. Esta abordagem permite estabelecer uma ligação entre o que parece irremediavelmente separado, mostrando que a criatividade não aceita limites.

A angariação de novos públicos em áreas afastadas dos grandes eixos de programação leva-nos a intervir em ambientes rurais e periféricos. Também neste sentido, temos vindo a realizar desde 2008 o Encontro Internacional de Marionetas e o Encontro de Marionetas Tradicionais, desde 2015. São dois dos grandes eventos da nossa associação cultural onde, de ano para ano, tentamos superar as expectativas e apostar numa programação cada vez mais original.


Venham conhecer-nos!

X