Alma d’Arame – Associação Cultural

Largo Machado dos Santos Nº15

7050-125 Montemor-o-Novo

Portugal

 (+351)  266 890 262

 geral@almadarame.pt 

 

Amândio Anastácio 

(+351) 964 762 042

anastacio@almadarame.pt

Co-fundador e Director Artístico da Alma d’Arame. Frequentou o Curso de Cenografia da Escola Profissional de Teatro de Cascais em 1996 e o Mestrado em Teatro – Ramo de Especialização Actor/Manipulador na Universidade de Évora.

Participou em vários outros workshops, seminários e cursos livres dos quais se destacam o workshop de técnica de manipulação Kuruma Ningyo, o curso livre de luminotecnia na Escola Superior de Teatro e Cinema e o curso “O actor e o seu duplo” orientado por Neville Tranter, fundador do Stuffed Puppet Teather, em Charleville-Mezieres na Escola Superior da Arte da Marioneta do Instituto Internacional da Marioneta. Profissionalmente, destaca-se ainda o trabalho na Companhia de Teatro de Marionetas de Lisboa como criador e construtor de marionetas, cenógrafo, aderecista, criador e técnico de luz e som (entre 1998 e 2005) e a colaboração com o Teatro Nacional D. Maria II e com a Companhia de Teatro de Almada como cenógrafo, aderecista e criador de marionetas e máscaras. Trabalhou com encenadores como Carlos Avilez, João Mota, Joaquim Benite, Bernard Sobel e José Manuel Castanheira, entre outros.

Durante o seu percurso na Alma d’Arame, foi responsável pela criação ou co-criação de todos os seus espectáculos, marionetas e cenários, bem como do desenho de luz e som. Daqui destacam-se King Kong, Solitária, O Canto, O Funâmbulo e Troll Times. 

O seu trabalho criativo desenvolve-se no cruzamento de novas linguagens em torno do teatro de marionetas, objectos e figuras. É nas diferenças de linguagem que se encontram novos caminhos de fruição artística e se encontram novas formas de criação e de debate artístico.

Teresa Mendes

teresamendes@almadarame.pt

(+351) 927 595 232

X