ReToma
Duas associações unem-se em prol da cultura para evento único

Alma d’Arame e Oficinas do Convento criam iniciativa conjunta

  • 46 actos acontecem durante oito dias em Montemor o-Novo;
  • Teatro, música, cinema, exposições e workshops são algumas das atividades que o publico vai encontrar no ReToma;

As Associações de âmbito cultural Alma d’Arame e Oficinas do Convento vão retomar a atividade cultural com uma iniciativa conjunta a que deram o nome de ReToma. Trata-se de um evento único, de caracter multidisciplinar, que entre os dias 10 e 19 de setembro vai invadir a cidade de Montemor o-Novo com um conjunto de espetáculos performativos nas áreas do teatro, cinema, performances, concertos e workshops.
Neste evento, que une duas associações, o público é convidado a assistir aos espetáculos que escolherem nas ruas, jardins, mercados, praças ou pátios que dão palco a este evento.

«ReToma, queremos com este nome transmitir a ideia de fazer acontecer, mostrar que ultrapassamos os constrangimentos recentes, transversais a toda a sociedade, e que por isso estamos aqui para fazer acontecer. O nome contrai em si o conceito da palavra e a resiliência da expressão do teatro de Robertos», afirma Tiago Fróis da Oficinas do Convento. 

Amândio Anastácio, diretor artístico da Alma d’Arame, afirma por sua vez «As duas associações têm propósitos distintos, mas partilham também muito em comum para além do espaço de Montemor-o-Novo onde coabitam, tem vontade de fazer e ir mais além. Por isso preparamos um conjunto de performances artísticas, de várias áreas, que vão proporcionar ao publico que vier assistir uma experiência ímpar, rica e esperemos que satisfatória para saciar a “fome” de cultura dos últimos meses».

Pode consultar a programação completa deste evento

Associação cultural, fundada em 2006, que tem vindo a desenvolver a sua atividade no Alentejo, em Montemor-o-Novo. Pretende contribuir para a divulgação das artes cénicas, com particular destaque para o teatro de marionetas. Tem atualmente seis espetáculos ativos em carteira. Desde 2008 organiza Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo, um dos maiores e mais representativos festivais regulares de marionetas em Portugal.

A Oficinas do Convento, associação cultural de Arte e Comunicação, desenvolve a sua atividade desde 1996 nos domínios artísticos e culturais como um todo.
Focada no desenvolvimento territorial através da promoção artística e do pensamento crítico, promove desde o início da sua actividade eventos que repensam, dinamizam e valorizam espaços públicos existentes na cidade de Montemor-o-Novo e aldeias do concelho. Nos seus eventos valoriza parcerias e enaltece as diferentes manifestações artísticas que se destacam neste território rico em projectos sociais, artísticos e de cidadania.

A sua história em documentário 

X