MARÇO, O MÊS DO TEATRO

O mês de março é um período importante para a Alma d’Arame! Os fios que nos unem são por vezes invisíveis. Este momento de isolamento que nos mantém seguros reforça os cordéis virtuais que nos movem – estamos todos ligados.

Para marcar esta data, recolhemos alguns números que refletem o trabalho que desenvolvemos desde o início.

Criámos 19 espetáculos que apresentámos em 83 momentos com mais de 10.000 espectadores. Editamos 2 livros e 14 exposições. Realizámos 52 workshops/formações e acolhemos 29 residências artísticas. Desenvolvemos 9 projectos com a comunidade.
Programamos mais de 200 espetáculos que tiveram quase 45.000 visitantes!

No dia 21 celebramos o Dia Internacional da Marioneta – a génese da nossa Associação. A marcação desta data foi sugerida em Magdeburg, no XVIII Congresso da União Internacional da Marioneta (UNIMA, 2000), pelo teatro iraniano Dzhivada Zolfagariho. Dois anos depois, em Atlanta, foi estabelecido o dia 21 de março, tendo sido comemorado pela primeira vez em 2003.

Dia 27 de março foi a data decidida em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro para calendarizar o Dia Mundial do Teatro.
Vimos dos rituais Dionisíacos da Grécia Antiga até hoje – são 2500 anos de história. Este dia celebra todos os que se dedicam à criação teatral em Portugal e no Mundo, parabéns!

X