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O FIM DO FIM - Estreia - 8º Festival de Teatro de Montemor-o-Novo

04Out21:3022:30O FIM DO FIM - Estreia - 8º Festival de Teatro de Montemor-o-NovoAlma d'Arame e Companhia João Garcia Miguel apresentam O FIM DO FIM

Detalhes do Evento

Alma d’Arame e Companhia João Garcia Miguel apresentam O FIM DO FIM

Fabricar arte é criar objectos contaminados por utopias que são passagens para lugares inventados que
pela duração de instantes nos empurram para um espaço partilhado por muitos. Para fabricar essa arte
que contamina o pensamento adoece e produz ilusões de sonhos. Sonhos que são portas giratórias
que descolam o que há fixo em nós. O que é fixo e se move pode ser a vaidade, uma estátua num
pedestal, ou uma simples pergunta. São forças invisíveis partilhadas pelo artista quando sobe ao palco
e debaixo da luz e em confronto com os olhares dos outros. São as forças invisíveis que se movem por
dentro dos espectadores e que nos empurram com os seus límpidos olhares e fulgurantes respirações.
Seja o palco, um livro, uma guitarra ou uma pedra de onde nasce a arte é uma coisa inventada,
distante, inacessível. Uma utopia em movimento.
Imaginámos dois buracos. Um ao lado do outro. Do buraco nasceu a poça que é um buraco com água.
E do molde da poça surgiu a banheira. Da banheira saíram dois homens. A banheira é um buraco e
uma poça conforme está cheia ou vazia. Um homem é um homem ou cão conforme tem esperança ou
não. A banheira é um buraco que foi fixado, uma ideia raptada à natureza e que se pode levar para
qualquer lugar. Pode usar-se lá por casa, num lugar que chamamos a casa de banho, que é já uma
casa imaginada dentro de uma outra casa. É uma casa que serve para tomar banho. Nós usámos a
banheira no seu sentido utópico. Empurrámos o rio, o mar, e o homem lá para dentro. É nas banheiras
que voltamos ao mar, empurrados pelo sonho de sermos um barco. É nas banheiras que morrem os
revolucionários. Empurrados pelo imaginado instante de nascer outra vez lá bem perto de nós, depois
do fim. Metemos a cabeça na banheira.
O fim assalta-nos. O fim de todas as coisas que nos deixaram, que aprendemos, que construímos
parece eminente. Vivemos a angústia do fim como quem sobe uma montanha. E uma montanha é um
buraco virado do avesso. Se caminharmos pelo avesso de uma montanha percorremos um buraco de
ponta a ponta. Imaginámos a morte do fim e um viver sem fim. Por um átimo vislumbrámos saída.
Corremos para o brilho e afinal era apenas mais um buraco. E a ansiedade não diminuiu. Aumentou a
inveja e ficámos prisioneiros de um ponto fixo.
Em o Fim do Fim, Amândio Anastácio e João Garcia Miguel cruzam capacidades. O tema é uma
indefinível tensão entre dois mundos. O mundo que temos e essoutro que sonhamos. Em tempos
inventámos as linguagens que nos ajudaram a construir esta utopia de mundo que mudou tudo à nossa
volta. E que agora deixaram de servir essas linguagens. Porque impedem-nos de mudar. Porque nos
aprisionam, limitam os sentidos e transformando-nos em informadores.
“Modificámos tão radicalmente o nosso meio ambiente que devemos agora modificar-nos a nós mesmos
neste novo meio ambiente.”
norbert wiener
in Cibernética e Sociedade, o uso humano de seres humanos (1954)

o Fim do Fim
ou os buracos que crescem sem cessar

A cada dia que passa matamos o espaço comum que hoje se confunde com redes. As nossas queridas
redes são os instrumentos criados por nós os informadores que nos tornámos vítimas felizes de uma
liberdade agrilhoada.
A educação para os antigos filósofos, foi um exercício para o saber viver em comunidade, que era uma
convivência forçada e desejada em busca de um valor em comum que elevasse as condições da vida.
O combate para elevar o ser acima do buraco — que é como quem diz o ego individual — era um
objectivo nobre e comum. Sobretudo, porque tinha uma componente ética maior. Ou seja, a tensão
entre o individual e o colectivo era prioridade. Continha uma responsabilidade individual para com os
outros baseada no respeito mútuo, que instaurava a harmonia e preservava a dignidade. Era uma luta
permanente do ser. Entre a sua natureza e o gesto que exprimia a relação com o outro. Em termos
actuais pode-se transferir esta luta entre o natural inscrito no corpo e a natureza do nosso ser social.
Um combate selvagem e há muito perdido entre a natureza do natural e a “desnatureza” do social. Não
são só as florestas virgens que ardem. São as nossas cabeças que estão a arder. Os mais optimistas
dizem-nos que há um sentido maior e necessário nesta auto estrada que a humanidade percorre.
A ideia inicial era uma peça sobre o fim premeditado dos objectos a que chama obsolescência
programada. Uma morte prevista para os objectos. Aos poucos tornamo-nos, também, em objectos
obsolescentes. O fim de todas coisas é aceite com a alegria de que a seguir há sempre um objecto
novo e um recomeço. A partir escrevemos um texto que dá voz à vida aprendendo a dizer adeus. As
coisas estão a mudar. Há correntes subterrâneas que nos empurram. Dançamos valsas e aos poucos
transformamo-nos em cães. Somos filhos e frutos de experiências algorítmicas de empresas
inovadoras. Não há nada que se possa fazer. Estamos a perder palavras. Cada dia um pouco mais.

Está tudo a modificar-se radicalmente. Ão! Ãoo! Temos de aprender a modificar-nos também. Sentimo-
nos cada vez melhor nesta vida de cão. E tudo para que haja um LUGAR PARA TODOS. O Quixote

diz: quem lê um livro abandona-se num barco no alto mar corre riscos de ficar doido varrido e feliz da
vida.

 

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Hora

(6ª feira) 21:30 - 22:30(GMT+01:00)

Cine-Teatro Curvo Semedo

Tv. do Calvário 2, Cine-teatro Curvo Semedo, Montemor-o-Novo

Cine-Teatro Curvo Semedo

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