King Kong - Quem é o monstro?
29Set10:30King Kong - Quem é o monstro?ContraDANÇA '22
Detalhes do Evento
ALMA D’ARAME Espetáculo: “King Kong – Quem é o Monstro?”Festival ContraDANÇA ’22Org.: ASTAPúblico: Agrupamento de Escolas
Detalhes do Evento
ALMA D’ARAME
Espetáculo: “King Kong – Quem é o Monstro?”
Festival ContraDANÇA ’22
Org.: ASTA
Público: Agrupamento de Escolas
Sinopse:
O teatro de marionetas tem origens em tempos imemoriais, tendo provavelmente surgido como resposta à necessidade do homem primitivo O teatro de marionetas e o cinema têm muitos pontos em comum. Criam sonhos visuais, uma cosmogonia onde o maravilhoso está presente lado a lado com os monstros mais hediondos. Ambos utilizam efeitos visuais para nos levar em viagens.
Na sua génese e ainda actualmente, o cinema pede emprestadas as técnicas do teatro de marionetas para dar vida a inúmeras personagens fantásticas: Godzilla, Yoda, King Kong e muitos outros.
Queremos viver esta aventura no outro lado. King Kong foi o primeiro filme com um monstro gigante que nasceu no cinema. Para este filme, foram utilizados bastantes efeitos especiais.
King Kong faz parte da nossa cultura comum, o mito do selvagem livre de natureza desconhecida. O monstro contra a civilização. O puro contra o lucro!
Reescrever esta história para uma peça de marionetas é um desafio. Torná-la pequena mas dar-lhe uma grande interpretação. Contar uma história ao ritmo de um filme, contar com os olhos do público como se fossem câmaras e utilizar os clichés do filme impressos nas suas mentes.
Um cenário pequeno, 2 marionetistas e muitos efeitos especiais em directo em 45 min de aventura!
O teatro de marionetas e o cinema têm muitos pontos em comum. Criam sonhos visuais, uma cosmogonia onde o maravilhoso está presente lado a lado com os monstros mais hediondos. Ambos utilizam efeitos visuais para nos levar em viagens.
Trata-se de uma metáfora acerca da tomada de poder sobre a natureza e da forma como isso termina. A natureza retratada no masculino de forma selvagem, devastadora e inadaptável! O humano civilizado defende o lucro/o humano selvagem mantém o equilíbrio com o sacrifício de virgens. Estamos todos a contar uma história moralista simples mas muito espectacular.
O primeiro da sua espécie (1932). É uma porta aberta para todos os monstros saírem do ecrã e ocuparem o nosso imaginário; preencher os nossos sonhos de “novos mundos” com fantasmas; mundos teatrais e novas experiências visuais, inspiradas no velho imaginário cinematográfico.
Ficha Artística e Técnica:
Criação: Yiorgos Karakantzas e Amândio Anastácio
Direção artística: Yiorgos Karakantzas
Assistência de direção: Ildeberto Gama
Atores/manipuladores: Jorge Serena e Catarina Mota
Cenografia e marionetas: Ildeberto Gama, Amândio Anastácio e Yiorgos Karakantzas
Construção de marionetas: Susana Malhão e Amândio Anastácio
Construção de cenário: João Evaristo Sousa
Costureira: Susana de Oliveira
Desenho de luz e máquinas de projeção: João Sofio
Música: João Bastos
Tradução: Adelina Cristóvão
Direção de Produção: Ricardo Falcão
Produção: Susana Malhão
Coprodução: Alma d’Arame e Anima Theatre
Apoio: Município de Montemor-o-Novo
ESTRUTURA FINANCIADA POR: DGArtes – Direcção Geral das Artes e Governo de Portugal – Secretário de Estado de Portugal
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Hora
(5ª feira) 10:30(GMT+01:00)
Local
contraDANÇA
Rua António Augusto de Aguiar n.º 29 - 2.º andar