CHEGOU 2019!

Vamos continuar a nossa caminhada e, este ano será, sem dúvida, de consolidação!

A nossa identidade artística tem vindo a contribuir para nos afirmarmos no seio da comunidade, fidelizando ainda mais públicos.

Para isso, planeámos um 2019 repleto de atividades que vão refletir a evolução do projeto artístico da Alma d’Arame ao longo dos anos.

 

ENCONTRO INTERNACIONAL DE MARIONETAS

Vai acontecer o 12º Encontro Internacional de Marionetas, de 22 de Maio a 2 de Junho. Este evento, de grande relevo em Montemor-o-Novo, é um festival único e atual e que procura valorizar o património da marioneta, tradicional e contemporânea.

O evento de 2018 contou com um conjunto de espetáculos, workshops, concertos, exposições e instalações com abordagens ímpares sobre o teatro, a marioneta e o objeto nas suas mais variadas formas, tendo contado com mais de 2.500 participantes. Estiveram entre nós 38 artistas de Portugal, França e Alemanha, num valioso intercâmbio de ideias e de diferentes conceitos do trabalho com a marioneta.

Envolvemos a comunidade através de formações nas escolas, convites a associações, espetáculos na rua e para crianças e adultos.

 

ENCONTRO DE MARIONETAS TRADICIONAIS

Voltamos a estar presentes no Encontro de Marionetas Tradicionais vai à Feira, inserido na programação da Feira da Luz de Montemor- o-Novo. Produzido pela Alma d’Arame, em coprodução com o Município de Montemor-o-Novo, já vai na 7ª edição e terá lugar de 30 de Agosto a 2 de Setembro.

 

PROJECTO PARA A COMUNIDADE IDOSA

Com início em 2018 este projeto é uma atividade ímpar que responde à necessidade de convivência entre idosos institucionalizados e promove um melhoramento do estado psicoafetivo dos envolvidos. A marioneta é utilizada como ferramenta terapêutica, nas sessões de psicomotricidade, integrada com uma prática artística.

Vamos manter a colaboração com as entidades locais que já desenvolvem trabalho neste sentido, como a Segurança social, Santa Casa da Misericórdia, GNR, Município, Juntas de freguesias, Associações locais, lares públicos e privados.

 

PROJECTO EDUCATIVO

Vamos continuar a apostar num conjunto de atividades, inseridas no contexto da vivência urbana de Montemor-o-Novo, tendo em vista a diminuição das assimetrias verificadas entre as comunidades no que à perceção do objeto artístico diz respeito. Em 2018 realizámos dois workshops com o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo: um de pintura de mural e um denominado Transformar Lixo em Objetos Artísticos, com o objectivo de se tornarem numa ferramenta útil para professores e alunos.

 

CRIAÇÕES E RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

Em 2019 teremos três residências artísticas de criação e acolheremos vários artistas nacionais e internacionais. O objetivo destas residências é incentivar a aplicação do trabalho laboratorial à criação e proporcionar a convivialidade local com as metodologias da criação. No final de cada residência os espetáculos serão apresentados à comunidade.

Bem vindos a 2019!

X