APARENTE APARIÇÃO - Vasco Costa e José Nuno Lima

Residência artística exploratória da mais essencial forma de ver a reflexão de Luz.

REFLEXÃO DE LUZ

Conflito experimental entre matéria, forma e percepção.

A reflexão de luz como tudo que é perceptível sobre a qualidade da luz projectada, desde a percepção das formas, as cores, o espaço até à ilusão.

O objectivo desta proposta de residência tem como princípio a exploração da capacidade da Luz na sua qualidade base da propagação e da reflexão. A proposta pretende reunir por duas a três semanas em Montemor este encontro experimental entre um artista visual e um desenhador de luz do campo do espectáculo, nomeadamente teatro, palco e rua.

Os proponentes são Vasco Costa, artista plástico e José Nuno Lima, desenhador de luz.

A exploração centrar-se-á na pesquisa de encontro entre objectos e materiais reflectores submetidos a vários exercícios e experiências em torno da sua projecção, reflexão, cor e desenho no espaço.

A pesquisa da luz dever-se-á processar me ambientes específicos de laboratório, tais como Blackbox (espaço negro) e white cube (espaço branco) no qual se experimentará diferentes fontes de luz nomeadamente através de projectores de recorte, robots de luz, pares, etc., com variados tipos de luz, desde a lâmpada de tungsténio, halogéneo, led e inclusive luz natural, solar.

O material técnico utilizado, equipamento, materiais e suas ferramentas serão essencialmente material próprio, tanto no caso dos materiais como dos projectores.

Á estrutura de acolhimento apenas se requisitará a facilitação de espaços para trabalho mais o acolhimento de estadia e refeições e um budget para a exploração.

No final desta exploração, incluirá uma mostra ao público, uma apresentação que poderá ter ou o formato modelo de exposição ou evento (acontecimento). No qual estes dispositivos e descobertas exploradas serão apresentadas.

Reflexão de

Artista Plástico | Vasco Costa
Desenhador de Luz | José Lima

X