ANIMATA - Animação Performativa

O contador de histórias aumentado

De 28/11 a 01/12 com Amândio Anastácio e o Prof. Luís Grifu (ESMAD – Porto).

Com esta residência procura-se um contacto do diretor Amândio Anastácio e do professor Luis Grifu com o universo das artes performativas. Por outro lado, procura-se estimular e discutir novas abordagens ao teatro e à performance. Tem como objetivo principal o cruzamento entre as artes performativas com as artes digitais suportadas por sistemas interativos. Esta residência enquadra-se na unidade curricular de Animação Performativa em tempo real que tem como orientação o desenho de interação e a produção de conteúdos visuais interativos em contextos performativos.

Pretende-se que os envolvidos desenvolvam um dialogo entre o interActor e a objeto performativo virtual, sensibilizando ambas as partes (diretor e performer) para os vários aspetos que caracterizam a criação de um ato performativo com esta natureza. Neste sentido, foi escolhida a companhia Alma d’Arame para esta residência não só pela sua reconhecida qualidade, mas também porque tem vindo a desenvolver um trabalho inovador e diferenciador no panorama do teatro em Portugal, explorando novas técnicas, misturando tecnologias, cruzando linguagens. Pela sua abertura e vontade de explorar novos caminhos, a companhia Alma d’Arame reúne todas as condições para que esta residência possa ter sucesso.

DESCRIÇÃO

Propomos uma metodologia baseada na interação entre o objeto performativo e o ator/manipulador. Uma relação entre a expressão corporal e a sua representação digital tendo a interface como elemento chave entre relação do objeto performativo e o manipulador. Um espaço-laboratório de exploração da animação performativa (tempo real), recorrendo a diversas interfaces (digitais) de interação e pretendendo recrear os tradicionais controladores de marionetas. Um espaço também de experimentação da linguagem e expressividade do(s) corpo(s) e da procura de narrativas nas relações estabelecidas, através da manipulação, entre as personagens. Utiliza os elementos dramáticos de modo a construir histórias (im)possíveis, relações improváveis (ou não), tendo sempre o foco partilhado entre o corpo animado e o corpo que lhe dá vida.

Esta residência servirá de laboratório criativo e não tem como objetivo principal a criação de uma performance para o público em geral, mas sim, explorar cruzamentos disciplinares e linguagens. Tratando-se de um espaço de criação colaborativo experimental, pretende-se realizar uma apresentação final ao público que possa suscitar novas experiências abrindo espaço para a discussão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Os objetivos específicos da presente ação são os seguintes:

  • Facilitar o uso de interfaces de interação, através da metodologia proposta;
  • Expandir o potencial do contador de histórias através da animação performativa;
  • Mobilizar metodologias de trabalho de projeto no sentido da aquisição de aprendizagens diversificadas e integradas;
  • Explorar o corpo (movimento, gesto e voz) como potencial interface de manipulação/controlo expressivo na criação artística digital;