AMÂNDIO
ANASTÁCIO

DIRETOR ARTÍSTICO

(Évora, 1975) é Mestre em Teatro – Ator/Encenador pela Universidade de Évora. Co- fundador e Diretor Artístico da Alma d’Arame, atualmente também a desempenhar funções de Presidente da Associação. Em paralelo, é criador, cenógrafo, marionetista, construtor de marionetas e objetos e desenhador de luz e som. A sua abordagem artística consiste em desconstruir para depois construir, em criar pontes, em unir linguagens diferentes numa outra linguagem. 

Nas suas criações, o conceito de “marioneta” foi desconstruído e alargado, sendo possível reconhecer um conceito universal que abarca e explica outros conceitos  de forma aparentemente simples. Tendo começado a sua carreira a trabalhar a marioneta tradicional, em espetáculos para crianças, rompeu com esse conceito para trabalhar em torno de uma marioneta contemporânea, transdisciplinar, destinado a todos os públicos.

Manipula não só bonecos, como objetos, luz, som e imagem, numa abordagem artística experimental. A narrativa vai para além do uso da palavra; o trabalho sonoro e de iluminação ganham uma forte componente plástica e visual, tendo uma presença tão forte como a manipulação dos objetos.

Profissionalmente, destaca-se o trabalho na Companhia de Teatro de Marionetas de Lisboa como criador e construtor de marionetas, cenógrafo, aderecista, criador e técnico de luz e som (entre 1998 e 2005), a colaboração com o Teatro Nacional D. Maria II e com a Companhia de Teatro de Almada como cenógrafo, aderecista e criador de marionetas e máscaras.

Presidente da DESCAMPADO – Rede de Salas e Territórios Alternativos e membro da APCEN – Associação Portuguesa de Cenografia.

Website: http://www.amandioanastacio.de/