Com os olhos no futuro e os ouvidos no passado, com um cheiro de tradição e um sabor de contemporaneidade, partimos para esta edição do nosso Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo. Um Encontro de pessoas para pessoas.
Doze companhias e coletivos dão-nos a ver 21 apresentações de marionetas em combinação com dança, corpo, objetos, matéria, música e artes visuais, dando a conhecer toda a transdisciplinaridade da marioneta com todas as suas capacidades de mutação permanente.
O campo alentejano e o nosso castelo como paisagem de fundo, que nos acolhem de braços abertos, transformando-se em cenários que dançam, falam e cantam.
É nessa capacidade de nos transformarmos e de transformarmos o próximo que acreditamos e que vemos como imprescindível para termos uma sociedade mais inclusiva, igualitária e justa, melhorando a forma como nos relacionamos uns com os outros e connosco próprios.
A relação de vários artistas do mundo e de Portugal com Montemor-o-Novo e o Alentejo, onde o tempo ganha outro significado, com uma cultura rica em símbolos e em património natural e arquitetónico, torna este Encontro singular para todos os que nos visitam e assistem à nossa programação. Esta simbiose entre a arte e a cultura de uma região funde-se num momento único e diferenciado.
Estas companhias e coletivos da Bélgica, da França, do Peru, do Brasil e de Portugal partilham connosco a sua visão e abordagem nas artes performativas.
Como atividades complementares, teremos dois workshops para a comunidade escolar, uma masterclass para profissionais ou interessados no trabalho do corpo como meio dramático, um concerto e uma exposição.
Nesta edição, teremos duas extensões do nosso festival. Uma extensão será em Lisboa, no Teatro Ibérico, com a apresentação de quatro espetáculos, e a segunda extensão será à freguesia de Santiago do Escoural com apresentação de uma performance e um concerto na Aldeia da Casa Branca.
As atividades decorreram no Cine-Teatro Curvo Semedo, na Sociedade Filarmónica Carlista, no Agrupamento de Escolas, no Mercado Municipal, no Espaço da Alma d’Arame e no Parque Urbano.
Produção | Alma d’Arame
Co-Produção | Câmara Municipal de Montemor-o-Novo
Estrutura Financiada | Governo de Portugal e Direção Geral das Artes
Largo Machado dos Santos Nº15
7050-125 Montemor-o-Novo
Portugal
Tel: (+351) 266 890 262
(chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: almadarame@gmail.com
Website desenvolvido por: Digital Workplace