XIIIEIMMN - 13º Encontro de Marionetas de Montemor-o-Novo
26 de Maio a 6 de Junho de 2021

Decorreu, entre finais do mês de Maio e inícios de Junho de 2021, o XIIIEIMMN – 13º Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo, festival multidisciplinar – desde marionetas tradicionais a criações mais contemporâneas, teatro, performances sonoras, concertos, exposições, instalações, workshops e conferências – organizado anualmente pela Alma d’Arame e edição que o ano passado havia sido cancelada devido ao contexto pandémico que se vivia na época e respetivas restrições impostas no nosso país e no mundo.
Graças a todos os apoios que tivemos, conseguimos, após um ano de interregno, levar a cabo uma 13ª edição a valer por duas. Foram meses intensos de preparação, ainda com a incerteza quanto à possibilidade da sua realização, mas com a certeza de que iríamos fazer todos os possíveis ao nosso alcance para preparar uma edição de grande nível com toda a segurança e uma qualidade elevada e variada de espetáculos digna de um festival com os anos de história e valores deste nosso Encontro.
Em 12 dias de festival, entre 26 de Maio e 6 de Junho, contando ainda com um prólogo destinado ao público escolar entre os dias 10 e 21 de Maio, estiveram presentes nesta edição 16 companhias e 56 artistas, vindos de 5 países diferentes: Alemanha, Espanha, França, Polónia e Portugal. Este ano, contámos ainda com uma extensão do nosso festival a Lisboa numa parceria com o Teatro Ibérico, onde foram apresentadas várias sessões de alguns dos artistas internacionais.

No total, foram apresentadas 23 sessões (5 das sessões destinadas ao público escolar) de 14 espetáculos diferentes, 2 workshops com alunos do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, 2 exposições, 1 instalação e a Apresentação Pública da Associação Descampado no seu III Encontro Nacional. Foi apresentada no festival uma criação que teve como ponto-de-partida uma residência artística acolhida pela Alma d’Arame em Montemor-o-Novo, uma estreia nacional apresentada nas freguesias de Foros de Vale de Figueira e São Cristóvão, uma estreia cujos ensaios decorreram no nosso espaço, uma ante-estreia e uma nova co-criação.

Recebemos um grande número de pessoas de forma continuada, bem como novos públicos de outros cantos do país e do mundo que encontraram aqui em Montemor e no nosso Encontro uma nova casa à qual nos deixaram uma vontade expressa em regressar.

Direcção Artística e Programação:

Amândio Anastácio

Direcção de Produção:

Alexandra Libânio

Direcção Técnica:

João Sofio

Técnicos:

António Costa e Carlos Lourenço

Assistente de Produção:

Bernardo Xavier

Comunicação, Difusão e Circulação:

João Murteira

Gestão Financeira e de Projeto:

Inês Maia e Mariana Silva [Pé de Cabra]

Captação, Edição de Vídeo e Vídeo Teaser:

Pedro Grenha [Cooperativa CAL]

Fotografia:

Inês Sambas

Design:

Joana Torgal e Rodolfo Pimenta [UP_Unlock Produções]

Webdesign:

João Simões [DWP Consultoria] 

Assessoria de Imprensa:

Rita Costa [HORA]

Dossier Completo

Aceda ao dossier completo do XIII Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo

XIII Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo

Ver o dossier completo
X