Psicomotricidade e a Marioneta Terapêutica

27 de Setembro de 2018 – 11 de junho de 2019

As marionetas podem ser ferramentas terapêuticas fundamentais à valorização da comunidade idosa. Através da sua manipulação ou mesmo criação o idoso pode interagir com um objecto de forma livre que vai facilitar a psicomotricidade, mas sobretudo promover favoravelmente o seu estado anímico.

É a partir deste ideal que a Alma D’Arame criou o projeto “Psicomotricidade e a Marioneta Terapêutica”, juntando-se assim, mais uma vez, à comunidade e fomentando uma melhoria de vida de uma faixa etária mais envelhecida e por vezes desprovida de elementos que fomentem a sua conduta motora, senso-perceptiva, cognitiva e emocional.

A intervenção seguirá uma abordagem interdisciplinar que tem em conta a interação entre fatores físicos, psicológicos e sociais, e que influenciam a saúde dos idosos. O projeto tem como objetivo ressaltar as experiências e as memórias, valorizando capacidades e competências pessoais.
As sessões serão semanais em grupo (ou individuais) com um técnico de reabilitação psicomotora / psicomotricidade e um artista.
Será através da prática artística, com a construção de marionetas, que o idoso poderá aspirar a uma “reprodução da própria vida” num jogo sensorial que vai abrir o espaço do seu imaginário ao mesmo tempo que estimula a componente física de cada um.

Planeamento: 56 sessões
Local: Lar O Girassol- Associação de Protecção Social à População de São Geraldo
Equipa: 2 Psicomotricistas; 1 ; 1 Membro da Alma d’Arame; 1 Técnico para captação, edição e realização de vídeo.
Participantes: 15/20 idosos
Duração: 10 meses
Frequência: 2 h/sessão

Nota: Este planeamento pode sofrer alterações

 

X