ENCONTRO DE MARIONETAS TRADICIONAIS

Organização: Alma d’Arame
Datas: 1 » 4 de Setembro, 2022

Local: Feira da Luz, Montemor-o-Novo
Entrada: Livre

PROGRAMAÇÃO:

1 e 2 de Setembro, 21h00: Ricardo Ávila – “R.I.P. Covid”

Uma igreja, um padre, um sacristão (ou serão dois?), um casamento e o diabo. O que pode correr mal? E como reparar o mal feito? R.I.P. Covid é uma criação com sede no período de confinamento global, expressão do desejo coletivo de regresso à vida em comum. Procurou-se que este novo repertório contivesse matrizes da tradição, as imprescindíveis (a palheta) e as secundárias, mas não menos importantes: a luva que tipifica este fantoche peculiar, as rotinas e certo traço naife (próximo do readymade, no caso um guizo canino que se fez cabeça). A novidade será legível nas soluções técnicas e dramatúrgicas do marionetista, em busca de um ritmo acelerado, de comicidade e de uma história ao mesmo inusitada e evocativa.

3 de Setembro, 21h00: Gigabombos do Imaginário – “Gigantones, Cabeçudos, Bombos e Gaitas”

Gigantones, cabeçudos, bombos e gaitas, foram secularmente paisagem plástica e sonora de rituais de festa e celebração de prazer estético e artístico, em encontro de gentes. Herdeiros destas ancestrais práticas enraizadas num tempo longínquo, os Gigabombos do Imaginário protagonizam na atualidade o resgate dessas memórias colaborando consequentemente na preservação da nossa identidade cultural como modelo de integração e coesão social.

4 de Setembro, 18h00: Algazarra Marionetas – “Tatá & Totó e Histórias de Ratos”

Tatá encontrou um tesouro, o que desperta a cobiça dos outros animais. Todos pretendem casar com ela, mas só Totó dá valor ao verdadeiro achado de Tatá: um livro de histórias. Esta peça fala de livros, de bibliotecas, da importância de ler e ouvir histórias. O maior tesouro do mundo são os livros e a verdadeira riqueza é a de ler. Baseada em histórias de Esopo, acaba com um poema de Alberto Caeiro.

Fotografias: Todos os direitos reservados ©
Cartaz: João Sofio ©

JUNTE-SE A NÓS

Subscreva a nossa newsletter

X