Alma d’Arame e Cia. João Garcia Miguel
SINOPSE
o Fim do Fim ou os buracos que crescem sem cessar
Fabricar arte é criar objectos contaminados por utopias que são passagens para lugares inventados que pela duração de instantes nos empurram para um espaço partilhado por muitos. Para fabricar essa arte que contamina o pensamento adoece e produz ilusões de sonhos. Sonhos que são portas giratórias que descolam o que há fixo em nós. O que é fixo e se move pode ser a vaidade, uma estátua num pedestal, ou uma simples pergunta. São forças invisíveis partilhadas pelo artista quando sobe ao palco e debaixo da luz e em confronto com os olhares dos outros. São as forças invisíveis que se movem por dentro dos espectadores e que nos empurram com os seus límpidos olhares e fulgurantes respirações. Seja o palco, um livro, uma guitarra ou uma pedra de onde nasce a arte é uma coisa inventada, distante, inacessível. Uma utopia em movimento.
Imaginámos dois buracos. Um ao lado do outro. Do buraco nasceu a poça que é um buraco com água. E do molde da poça surgiu a banheira. Da banheira saíram dois homens. A banheira é um buraco e uma poça conforme está cheia ou vazia. Um homem é um homem ou cão conforme tem esperança ou não. A banheira é um buraco que foi fixado, uma ideia raptada à natureza e que se pode levar para qualquer lugar. Pode usar-se lá por casa, num lugar que chamamos a casa de banho, que é já uma casa imaginada dentro de uma outra casa. É uma casa que serve para tomar banho. Nós usámos a banheira no seu sentido utópico. Empurrámos o rio, o mar, e o homem lá para dentro. É nas banheiras que voltamos ao mar, empurrados pelo sonho de sermos um barco. É nas banheiras que morrem os revolucionários. Empurrados pelo imaginado instante de nascer outra vez lá bem perto de nós, depois do fim. Metemos a cabeça na banheira.
O fim assalta-nos. O fim de todas as coisas que nos deixaram, que aprendemos, que construímos parece eminente. Vivemos a angústia do fim como quem sobe uma montanha. E uma montanha é um buraco virado do avesso. Se caminharmos pelo avesso de uma montanha percorremos um buraco de ponta a ponta. Imaginámos a morte do fim e um viver sem fim. Por um átimo vislumbrámos saída. Corremos para o brilho e afinal era apenas mais um buraco. E a ansiedade não diminuiu. Aumentou a inveja e ficámos prisioneiros de um ponto fixo.
Em o Fim do Fim, Amândio Anastácio e João Garcia Miguel cruzam capacidades. O tema é uma indefinível tensão entre dois mundos. O mundo que temos e essoutro que sonhamos. Em tempos inventámos as linguagens que nos ajudaram a construir esta utopia de mundo que mudou tudo à nossa volta. E que agora deixaram de servir essas linguagens. Porque impedem-nos de mudar. Porque nos aprisionam, limitam os sentidos e transformando-nos em informadores.
A cada dia que passa matamos o espaço comum que hoje se confunde com redes. As nossas queridas redes são os instrumentos criados por nós os informadores que nos tornámos vítimas felizes de uma liberdade agrilhoada.
A educação para os antigos filósofos, foi um exercício para o saber viver em comunidade, que era uma convivência forçada e desejada em busca de um valor em comum que elevasse as condições da vida. O combate para elevar o ser acima do buraco — que é como quem diz o ego individual — era um objectivo nobre e comum. Sobretudo, porque tinha uma componente ética maior. Ou seja, a tensão entre o individual e o colectivo era prioridade. Continha uma responsabilidade individual para com os outros baseada no respeito mútuo, que instaurava a harmonia e preservava a dignidade. Era uma luta permanente do ser. Entre a sua natureza e o gesto que exprimia a relação com o outro. Em termos actuais pode-se transferir esta luta entre o natural inscrito no corpo e a natureza do nosso ser social. Um combate selvagem e há muito perdido entre a natureza do natural e a “desnatureza” do social. Não são só as florestas virgens que ardem. São as nossas cabeças que estão a arder. Os mais optimistas dizem-nos que há um sentido maior e necessário nesta auto estrada que a humanidade percorre.
A ideia inicial era uma peça sobre o fim premeditado dos objectos a que chama obsolescência programada. Uma morte prevista para os objectos. Aos poucos tornamo-nos, também, em objectos obsolescentes. O fim de todas coisas é aceite com a alegria de que a seguir há sempre um objecto novo e um recomeço. A partir escrevemos um texto que dá voz à vida aprendendo a dizer adeus. As coisas estão a mudar. Há correntes subterrâneas que nos empurram. Dançamos valsas e aos poucos transformamo-nos em cães. Somos filhos e frutos de experiências algorítmicas de empresas inovadoras. Não há nada que se possa fazer. Estamos a perder palavras. Cada dia um pouco mais. Está tudo a modificar-se radicalmente. Ão! Ãoo! Temos de aprender a modificar-nos também. Sentimo- nos cada vez melhor nesta vida de cão. E tudo para que haja um LUGAR PARA TODOS. O Quixote diz: quem lê um livro abandona-se num barco no alto mar corre riscos de ficar doido varrido e feliz da vida.
norbert wiener in Cibernética e Sociedade, o uso humano de seres humanos (1954)
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Uma Coprodução | Alma d’Arame & Cia. João Garcia Miguel
Ideia Inicial | Amândio Anastácio
Texto | João Garcia Miguel
Espaço Cénico e Encenação | Amândio Anastácio & João Garcia Miguel
Interpretação | Duarte Melo & Paulo Quedas
Música | João Bastos
Figurinos | Rute Osório de Castro
Equipa Técnica | Luís Gomes & Roger Madureira
Direção de Produção | Georgina Pires & Geovana Jardim
Produção Executiva | Joana Crespo
Comunicação | Alma d’Arame
Assessoria de Imprensa | Susana Otão
Marketing Digital e Web | Digital Workplace
Designer | Vasco Costa & Carolina Braga
Fotografia | Inês Sambas
Vídeo | Pedro Grenha
Teaser | Roger Madureira
Difusão e Circulação | Vicente Paredes
DURAÇÃO
67m
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA
M/12 anos
EQUIPA PARA ITINERÂNCIA
6 pessoas
ESPAÇO
Black box ou Palco que terá o cenário adaptado às suas dimensões.
ILUMINAÇÃO E SOM
Cada espaço terá um desenho de luz e som adaptado ao mesmo.
TEMPO DE MONTAGEM
Palco: 3 turnos
TEMPO DE DESMONTAGEM
02:30h
Alimentação para 6 pessoas.
Alojamento – 2 quartos twin e 2 quartos single.
Quando deslocado acresce uma compensação de distância a Montemor-o-Novo calculada a 0,45 €/km.
Largo Machado dos Santos Nº15
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Portugal
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(chamada para a rede fixa nacional)
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