KIRU - Movimento | Som | Objetos

Aliar o Cómico ao Erótico e ao Suspense para criar um “thriller”, seguindo as regras narrativas deste estilo.

Espetáculo multidisciplinar que pretende fazer uso de técnicas variadas como o Teatro, o Canto, Manipulação de Objetos e Formas Animadas, Movimento, Projeção e Recording de vídeo, Música ao vivo, Live Looping e Sampling.

Pretende-se uma relação direta entre o manipulador e as formas com intuito de gerar uma experiência audiovisual. (Estimulação de vida em corpos inertes no sentido de acordar e viver a vida, o Hoje).

Temos como base, e como inspiração na pesquisa e criação, o uso de técnicas clássicas de manipulação de formas animadas como o Wayang (Indonésia) o Bunraku (Japão),Técnica de máscara (Ritual Tribalistica) e o “Lion Dance” (China), sendo a nossa pretenção reinventá-las.

A dança e movimento, o teatro, bem como o stop motion, o Kama-Sutra e filmes de suspense e gore.

 

Todos os temas que nos inspiraram e inspiram na criação do projecto.

“Seria cómico, se não fosse trágico” (Carlos Drummond de Andrade)

“Somos humildes na esperança de um dia sermos poderosos.”

“No one lives forever” (Alfred Hitchcock)

 

Contexto Histórico e Social

Desde tempos remotos que o homem percebeu a utilidade de manipular certos objetos para desempenhar as mais variadas tarefas e facilitar a sua própria existência.

Ligado ao oculto, ou não, o homem tem a tendência, de forma ritual, de se mascarar e|ou mimicar seres do mundo natural e até do universo do paranormal, como dádiva, ou até, para exteriorização de um sentimento comum.

Em variadas culturas e tempos se encontram registos em que o teatro de bonecos ou marionetes era parte importante da sociedade e servia para incutir a moral.



X