João Garcia Miguel

11Out21:3023:00João Garcia Miguel

Detalhes do Evento

Numa propriedade rural, moram o professor aposentado Serebryakov; sua jovem e linda esposa, Helena; sua filha Sónia; a mãe da falecida esposa, Marya; e o irmão da falecida, Ivan, conhecido na família como tio Vânia. Serebryakov, líder da família, agora velho, hipocondríaco e rabugento, só chateia e persegue os familiares que, sem alternativa acabam por ter de o suportar. A peça começa com a visita do médico Astrov. Sônia é quem mais gosta da visita, pois alimenta uma paixão secreta pelo doutor.
convívio com doenças e gente infeliz acabaram por torná-lo depressivo.
Astrov é amargo, pessimista. Trabalha demais e o Solteirão, Astrov desperta o instinto protetor, maternal de Sônia, mas, infelizmente, ele não se sente atraído por ela e sim pela belíssima e jovem Helena, esposa de Serebryakov.
O Tio Vânia trabalha como um louco para manter a fazenda e sente-se explorado pelo professor. Também questiona o poder do velho sobre a família. Principalmente, Vânia inveja o casamento do velho, pois, há dez anos, é louco de amor por Helena. Helena, objeto do amor de Vãnia e Astrov, casou-se com Serebryakov por amor. Admirava o talento e a inteligência do velho. Mas, com o passar do tempo, ela percebeu, assim como Vânia, que a promessa de grande literato era apenas uma mentira. Conformada com sua situação, Helena acomodou-se, mas tornou-se fria, apática, desmotivada. Serebryakov, descontente com a vida na fazenda e sem vontade de viver na cidade grande, sugere que vendam a propriedade, invistam a maior parte do dinheiro, e comprem um pequeno sítio na Finlândia. O plano é recebido com horror, principalmente por Vânia. Ele lutou durante vinte e cinco anos para tornar aquela fazenda lucrativa. Além disso, as terras foram deixadas por sua irmã e, portanto, devem ser herdadas por sua querida sobrinha Sônia.
A estética da perfeição parece ser a metáfora idealizada por Tchékhov para afirmar que o preço que se paga pelo sucesso da aparência é a capacidade de alguns homens perceberem que algo ficou para trás em suas vidas e que, realisticamente, já não é mais possível recuperar aquilo que foi desprestigiado pela própria concepção atribuída à beleza.

//Ficha Artística e Técnica //
A partir do texto original Tio Vânia de Anton Tchekhov e textos de João Garcia Miguel
Direcção e Encenação: João Garcia Miguel
Interpretação: Amanda Gartner, Duarte Melo, Eurico D’Orca, Luís Coelho, Marta Caeiro, José́ Pimentão
Direcção de Actores: Sara Ribeiro
Espaço Cénico e Desenho de Luz : João Garcia Miguel
Figurinos: João Moreira
Direcção de Produção Executiva: Georgina Pires
Consultoria de Imagem e Comunicação: Alcina Monteiro e Joana Rosa
Uma co-produção | Companhia João Garcia Miguel | Teatro Ibérico | DGArtes | Governo de Portugal | Junta de Freguesia do Beato | Teatro-Cine de Torres Vedras | IFICT
A Cia João Garcia Miguel é apoiada pelo Governo de Portugal e Direcção Geral das Artes no quadriénio 2018 | 2021

Mais

Hora

(5ª feira) 21:30 - 23:00(GMT+01:00)

Cine-Teatro Curvo SemedoTv. do Calvário 2, Cine-teatro Curvo Semedo, Montemor-o-Novo