EM BUSCA DO PLANALTO PERDIDO - Limite Zero

Em busca do Planalto Perdido é um espetáculo de formas animadas para toda família, dirigido a um público a partir dos seis anos.

Este espetáculo tem como ponto de partida a preocupação com a extinção em massa e as suas consequências na biodiversidade – maior vulnerabilidade perante catástrofes naturais e alterações climáticas. Sabemos que a diversidade biológica é a base da vida na Terra e o princípio estruturante do desenvolvimento sustentável. É a riqueza e diversidade da vida na Terra que possibilita o “fornecimento de serviços” do ecossistema dos quais dependemos: água potável, alimento, abrigo, medicamentos e vestuário. Neste contexto, é pertinente perguntar se a espécie humana será capaz de sobreviver à sexta extinção.

As nossas personagens são protagonistas nacionais do drama das espécies ameaçadas – o Abutre do Egipto e a Cegonha Negra.

No princípio do século XX, Portugal era um paraíso para os abutres. A agricultura tradicional facilitava-lhes a existência. Tempos distantes em que não havia linhas de alta tensão para os eletrocutar, ou as pás dos aerogeradores para colidirem. Hoje, entre nós, os abutres surgem apenas no interior, ao longo da fronteira com a Espanha, e vivem tempos difíceis.

As suas populações sofreram um declínio, em Portugal e Espanha, de cerca de 30% nas últimas três décadas, devido à degradação do habitat, perturbação humana e perseguição, encontrando-se actualmente em perigo de extinção. Hoje, a questão que se coloca é a de se saber até quando resistirão os poucos que restam?

 

Interessa-nos abordar este tema pela sua urgência e pela importância de sensibilizar o público para a problemática da extinção massiva de espécies e as suas consequências no presente e no futuro. Para esse fim utilizamos o veículo privilegiado de comunicação que melhor dominamos, as formas animadas. E vamos fazê-lo de uma forma lúdica e divertida sem abandonar a reflexão sobre esta questão que nos implica a todos.

 

O espetáculo estreou a 24 de Maio 2018.

 

O Abutre do Egito

SINOPSE

Temendo o frio do inverno que se aproxima, quatro destemidos abutres voam numa aventura em busca do mítico Planalto Perdido.

Ouviram os antigos falar desta terra de abundância, calor e sonhos com um sorriso de esperança no olhar mas avisando-os que, para o alcançarem, terão de ser valentes, astutos e muito, muito persistentes.

Na verdade, nunca ninguém viu o tal planalto, ou sequer se tem a certeza de que seja real. Sabe-se apenas que se situa em Portugal, nas zonas montanhosas do Norte, e pouco mais… nada que demova o nosso intrépido grupo.

Indiferentes às dificuldades, Bicas, Balão, Banzé e Bamba conseguem um misterioso aliado e partem numa aventura inesquecível.

 

Sem mais demoras, vamos a isso – o Planalto Perdido espera-os e a nós também.

 

X