Uma das ilações que extraímos das opiniões manifestadas por artistas, participantes e programadores no termo do I Encontro de Marionetas é que este se pode tornar num projecto mais consolidado em Montemor, como o indicia a resposta muito positiva dada pelo público que assistiu, assim como o nível artístico, pedagógico e educacional das companhias participantes.
Para tal consolidação propomos para este ano uma programação reforçada tanto a nível artístico como a nível da divulgação de novas formas de abordar a arte da marioneta junto do público montemorense, diversificando as iniciativas associadas que permitam um espaço de reflexão que, além do crescimento do número de espectáculos, possa conduzir a novas ideias e a possibilidades de olhar este universo artístico contribuindo para o crescimento de um público cada vez mais exigente e diversificado.
Com esse objectivo em vista, propomos um circuito orientado preferencialmente para o público mais urbano, a realizar em espaços da cidade, predominando os espectáculos para todo o público, oferecendo porém também a apresentação de espectáculos para um público adulto, em horário nocturno. Assim, estão previstos 8 espectáculos, em que 3 pretendem abranger o público familiar e infantil, apresentando-se nos jardins da cidade, e os restantes 5 serão apresentados em espaços fechados (Curvo Semedo e Sala Polivalente do Centro Juvenil ).
No âmbito das iniciativas complementares, propomos a realização de uma exposição de marionetas da colecção do Museu da Marioneta de Lisboa, na Galeria Municipal, permitindo ao público aceder a uma perspectiva panorâmica e contextualizada da História da Marioneta.
Por outro lado, estarão previstas duas conversas abertas subordinadas aos temas:
“Percurso da Marioneta em Portugal” e “ Marionetas no Século XVIII – O caso de António José da Silva, O Judeu”.
Temos previsto um atelier que se centrará no saber ser e no saber fazer, na educação do olhar através da sensibilização para o teatro de objectos e de marionetas. O teatro e a arte da marioneta serão os meios utilizados para estimular a imaginação de crianças, adolescentes e adultos .O publico alvo deste atelier é a faixa entre os 8 e os 60 anos .
No final do II Encontro será promovida uma mesa redonda com vista a um balanço participado sobre este evento.
Escolhemos o mês de Junho para que este 2º encontro coincidisse com o fim do ano lectivo de modo a permitir uma maior aderência do público jovem, vindo assim a desenvolver e a criar novos públicos.
Para irmos de encontro aos nossos objectivos propostos escolhemos companhias de nacional relevo e espectáculos onde a diversidade e as diferentes formas de abordar o mundo da marioneta se vão cruzar sob o olhar do espectador.
Município de Montemor-o-Novo
Produção: Alma d‘Arame – Associação Cultural, Cortiçadas de Lavre
Direcção Artística: Amândio Anastácio
Direcção Técnica: João Sofio
Largo Machado dos Santos Nº15
7050-125 Montemor-o-Novo
Portugal
Tel: (+351) 266 890 262
(chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: almadarame@gmail.com
Website desenvolvido por: Digital Workplace