Workshop:

CONSTRUÇÃO E IMAGINAÇÃO COM MATERIAIS REUTILIZÁVEIS

Setembro de 2018 a Maio de 2019

Este projecto pretende, através de um processo de criação artístico, entre um artista plástico e um conjunto de alunos do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, recuperar a vivência e despertar uma consciência ambiental nos jovens de Montemor-o-Novo em relação ao Rio Almansor, rio que cruza a cidade e que outrora foi local de desfrute por parte dos habitantes da mesma.

Tratando da questão dos resíduos, da não reutilização e do desperdício de materiais na nossa cidade, muitos confluindo no Rio Almansor, far-se-ão uma série de passeios interpretativos do Rio e recolha de materiais para, depois, construir objectos artísticos, esculturas, instalações e criaturas, que serão expostas em locais públicos da cidade.

Por vezes, a criação de objectos artísticos permite criar uma consciência e catalisar uma resposta das populações a questões ambientais e a imaginar futuros mais sustentáveis. A arte pode falar com emoção e razão ao mesmo tempo, transmite uma mensagem com mais impacto e em conjunto com outras ciências pode ajudar as pessoas a perceber o seu lugar e a sua visão para o mundo.

ACTIVIDADES

A primeira fase do projecto consistirá numa residência artística de Ricardo Nicolau de Almeida, durante uma semana, em 2018. Será uma semana para conhecer o percurso do Rio Almansor, diagnosticar os seus problemas e conhecer o tipo de materiais com que se poderá vir a trabalhar. Nesta semana será promovido um passeio em conjunto com os alunos identificados para este projecto pelo Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, e serão feitas recolhas de materiais, no sentido de os compreender e catalogar (por matéria, cor, formato, etc).

Uma segunda fase da residência em Maio de 2019, consistirá em duas semanas de workshop no Agrupamento de Escolas, dividido em:

– Passeios pelo Rio Almansor para recolher mais materiais para trabalho;

– Desenho e experimentação com estes materiais, idealização do objecto artístico a criar;

– Escolha dos espaços públicos para exibição dos objectos;

– Criação de esculturas, instalações, bonecos, criaturas, a partir dos materiais recolhidos e respectiva instalação.

OBJECTIVOS

Processo de criação e de improvisação inspirado em materiais e imagens não programadas, os artistas e jovens criarão a partir dos materiais que encontrarem ao longo do rio.

Aliar a arte a uma questão ambiental como forma de despertar consciências.

Promover a vivência num espaço da cidade com um enorme potencial criativo e que se encontra devoluto.

Promover uma consciência ambiental, social, política e crítica, assim como um papel activo de cidadania nas questões que preocupam a cidade.

Experiências com materiais recolhidos no Rio Almansor - Outubro de 2018