15º Encontro de Marionetas de Montemor-o-Novo
24 de Maio a 4 de Junho de 2023
24 de Maio a 4 de Junho de 2023
Partimos para esta nova edição do Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo com a missão de trazer inovação, alargamento e fidelização de públicos e uma multidisciplinaridade ainda mais aguçada.
Neste XV Encontro, a protagonista é a marioneta contemporânea, em toda a sua capacidade transformadora de visões e respostas para o mundo atual. Este é o festival onde podemos confirmar a capacidade de mutação constante da marioneta e a sua ligação com as outras artes, desde o teatro, dança, cinema, música e artes visuais.
Seguindo essa linha, concebemos uma programação rica em diferentes linguagens artísticas e novas abordagens. Contaremos com 44 sessões, com 22 companhias nacionais e internacionais, vindas de Espanha, França, Itália, Croácia, Holanda e Brasil, com espetáculos para todas as idades e públicos.
Como atividades complementares teremos “Conversas sem fio” com Christine Zurbach e CHAIA, conversas em torno do teatro de marionetas juntando os artistas, o público e investigadores do teatro, dois workshops, um destinado a público escolar e outro para público geral, e a exposição “Ser Marioneta” pelo coletivo ACASO, que explora diferentes tipos de marionetas e as suas possibilidades de movimento e manipulação.
Este ano estaremos não só em vários espaços da cidade (Cine-Teatro Curvo Semedo, Alma Box, Sociedade Filarmónica Carlista, Parque Urbano, Mercado Municipal), como também alargamos as nossas apresentações para as freguesias de Montemor-o-Novo de Cabrela, Foros de Vale Figueira e Escoural (Aldeia da Casa Branca).
A Alma d’Arame reconhece e defende a necessidade de alargar a fruição artística para além das cidades, unindo assim o concelho num espaço cultural comum. Trazer todas as pessoas para o festival e levar o festival a todas as pessoas: um objetivo em construção, constante e necessário.
Esta programação abraça as principais convicções da Alma d’Arame: o incentivo à reflexão crítica sobre as artes e o mundo e a luta por uma sociedade igualitária e inclusiva, que celebra a sua diversidade. Tudo isto acompanhado como pano de fundo pelo cenário alentejano, cuja riqueza histórica e simbólica retratada na sua arquitetura e nas pessoas adiciona ao objeto artístico um caráter singular e de pertença.
Este Encontro é feito a pensar em todas as pessoas e por todas as pessoas espera: nada mais é que um encontro entre a arte, o pensamento e o seu público.
Produção | Alma d’Arame
Co-Produção | Câmara Municipal de Montemor-o-Novo
Estrutura Financiada | Governo de Portugal e Direção Geral das Artes