EQUIPA

 

Direcção Artística e Programação: Amândio Anastácio

 

Direcção de Produção

e Produção Executiva:

Susana Nunes

 

Conversas e Programação: Ildeberto Gama

 

Direcção Técnica:

João Sofio

 

Apoio Técnico:

António Costa

 

Produção:

Susana Malhão

 

Captação e Edição de Vídeo:

Rodolfo Pimenta e Pedro Granha

 

Webdesign:

Rui Cacilhas

 

Fotografia:

Tiago Fróis

 

Design:

Ricardo Mata

 

Revisão de Textos:

Adelina Cristóvão

 

VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE MARIONETAS MONTEMOR-O-NOVO 28 Maio a 10 Junho 2013

E

6ª edição dos Encontros: uma certeza!

 

m tempos difíceis, apesar dos tempos difíceis, a certeza do Encontro Internacional de Marionetas de Montemor-o-Novo, pela 6ª vez levado a cabo pela Alma d’Arame, com o apoio empenhado de um vasto grupo de entidades e pessoas amigas, sempre perseguindo o objectivo de constante consolidação e incremento qualitativo deste festival.

 

Nesta edição programamos o aumento sustentado do número de apresentações, com 19 espectáculos e a presença de 10 companhias nacionais de elevados níveis artísticos e 5 internacionais com diferentes formas de abordagem ao mundo da marioneta, e das formas animadas as quais permitirão um espaço de reflexão e abertura a novas ideias, outras possibilidades de olhar este universo artístico e, deste modo, continuar a contribuir para o crescimento de um público cada vez mais exigente e diversificado.

 

Destacamos este ano duas das companhias mais conceituadas a nível mundial que nos chegam da Holanda e Peru, pelas mãos dos Stuffed Puppet Theater com o seu espectáculo cheio de humor negro e pela companhia Hugo e Inês com um espectáculo hilariante e desconcertante.

 

Mas também a franco-portuguesa Companhia Mecanika ou a Ymedio Teatro, de Espanha, contribuem para o reforço da presença internacional de reconhecido valor nesta edição. O reforço das acções complementares na área da formação e divulgação da Arte da Marioneta é uma realidade, através da oferta de workshops, seminário e uma Masterclass dedicada a profissionais e especialistas, e assim constitui mais uma área de valorização do Encontro.

 

Michael Meschke, um conceituado marionetista e pedagogo sueco com vasta produção teórica sobre a problemática da marioneta tradicional e da sua adequação aos novos tempos, e Elisabeth Beijer-Meschke, cenógrafa, figurinista e curadora da colecção de marionetas do Marionetetmusett (que desde 2010 foi integrado no Museu Nacional Sueco de Música e Teatro) são dois ilustres convidados para iniciativas conjuntas com o CHAIA da Universidade de Évora.

 

Finalmente de referir a cooperação com novos parceiros, a BIME e o FIMFA'Lx, conseguindo-se desta forma um conjunto de sinergias que permitem uma programação mais diversificada.